Minha Loja Virtual

SEJAM BEM VINDOS!!!!

Quaisquer dúvidas entrar em contato através do email: elainesrodrigues12@gmail.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Caderno de receitas ( Eu que fiz), Receita de pão integral


Olá,
Gente aqui em São Paulo está um frio gostoso, que não dá vontade de sair de casa! Então nada melhor que um pãozinho quentinho saindo do forno acompanhado de um chazinho quente né?
Mas antes de falar do pão que eu fiz, deixa eu mostrar pra vocês, o caderno de receitas que eu fiz, pois os 2 que eu tenho, se juntar não dão um.
Um deles está todo despedaçado, pois um cachorrinho que tinhamos, achou ele dando sopa em cima da mesa, achou que era brinquedo e estraçalhou o coitado, o outro era dessas lojinhas de R$1,99, até que era bonitinho, mas tinha poucas folhas, e não coube todas as minhas receitas, e para variar eu tinha varias receitas anotadas em folhas de caderno soltas na gaveta da cozinha. Estava uma vergonha, já fiz alguns cadernos de receitas para algumas amigas, e eu não tinha um caderno de receitas decente? Peraí, pensei comigo, preciso de um também, então como amo esses bordadinhos com cara de bordadinhos da vovó, bordei uma tirinha de pano e apliquei com uma sianinha no meu tecido favorito, que é esse pretinho de bolinhas brancas. Ficou um mimo não ficou?
Agora sim minhas receitas estão reunidas todas nele.

******************

Agora voltando ao friozinho gostoso, aqui em casa os meninos amam pão integral caseiro, ainda mais se for quentinho!
Então depois do almoço resolvi fazer pão, para que quando o mais velho chegassse da escola, ele encontrasse pão quentinho para o lanche da tarde.
Esse pão integral eu fiz com linhaça.
Segue a receita:
Bater no liquidificador:
1 copo(tipo de requeijão) de leite morno
1 copo (tipo de requeijão) de àgua morna
1 copo (tipo de requeijão) não muito cheio de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara(chá) de açucar mascavo
1 colher ( sopa) de sal
2 ovos
60 gr de fermento biológico

Depois misturar com:
2 copos (tipo de requeijão) de farinha de trigo integral
2copos (tipo de requeijão) de farinha de trigo branca
1/2 xicara (chá) de germem de trigo
1 xicara (chá) de avia em flocos
2 colheres (sopa) de linhaça

Se precisar adicionar mais farinha de trigo integral até daro o ponto de sovar.

Sovar bastante! E deixar descansar por uns 20 minutinhos.
Depois eu sovo mais um pouquinho coloco nas formas untadas e esfarinhadas, cubro com um pano de prato e coloco no sol. Porém se estiver num dia frio, coloque dentro do forno até dobrar de tamanho.
Depois é só levvar para assar e pronto!
Se você fizer o pão, me conte depois se deu certo, se você gostou, quem sabe eu posto aqui no blog o seu pãintegral. Ou se você tiver duvidas, pode perguntar pois ficarei muito feliz em ajudar.

Como podem ver, tirei a foto em cima da pia mesmo, pois a pressa para come-lo era grande e a mesa da copa estava ocupada com 2 pilhas de roupas que eu estava passando. (eca odeio passar roupa!)
então não dava pra fazer uma produção bonita como vejo em outros blogs, também, não tenho toalhas de mesa fofas (ainda!), nem louças cutes ( ainda !), antesde ter blog, eu não ligava muito pra decoração, coisas cutes, mas agora!!!! Marido que se prepare!rsrsrsr



E pra finalizar o post, minha violeta floridinha, fruto de uma folhinha que plantei em um vaso de orquidea, e que agora tomou conta do vaso, e agora a coitada da orquidea está de ladinho tadinha, toda espremida!

Obs.: não reparem a poeira na coitadinha!!!
Tenham um otimo final de semana!!
Bjos
Elaine


2 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Adorei seu caderno! Tb gosto de encapar caderno c/ tecido, no meu blog acho que tenho, pelo menos 2 post, sobre o assunto. Seu bordado deu um charme todo especial.
Pão integral, tô fazendo essa transição aqui em casa p/ tudo o que é integral, mto melhor p/ a saúde, né?

Bjs♥

Unknown disse...

Oi Neli,
Obrigado pela visita!!!!
Eu amo bordar, pena que não sobra tempo praa me dedicar mais. Agora eu que vou fazer uma visitinha a você, quero ver seus cadernos, Aqui em casa o pão integral faz sucesso e como é bom pra saúde ne?.
bjos